OCUPAÇÃO DA UERJ, NENHUM PASSO ATRÁS!


Nota da Juventude Comunista Avançando – RJ
A situação de calamidade na UERJ não é de hoje, vem se arrastando ano após ano. Só nos últimos 5 anos, nos governos Cabral e Pezão (PMDB), o orçamento das universidades Estaduais vem sendo diminuído drasticamente, o que causa sérias dificuldades para o funcionamento das mesmas.
Os problemas são vários: atraso de bolsas, do pagamento dos trabalhadores terceirizados e paralisação de reformas e expansões estruturais que são necessárias para o bom funcionamento da Universidade. Esses cortes e ataques às universidades públicas, em especial à UERJ, não são um mero acaso, são fruto de um projeto de governo (PMDB), projeto esse que visa o sucateamento e a privatização das Universidades Estaduais. 
Para barrar essa situação precária, estudantes, professores e técnicos vêm lutando anos após anos. Um exemplo foram as paralisações estudantis nesse primeiro semestre de 2015, outro exemplo de luta é a atual ocupação dos campi da UERJ pelos estudantes. Por isso, a JCA vem a público manifestar seu total apoio à luta dos estudantes da UERJ e às ocupações e paralisações. 
É preciso unidade das forças de esquerda e progressistas da UERJ para arrancar do governo os pagamentos atrasados das bolsas e salários e barrar o corte de verbas. 
TOTAL APOIO A OCUPAÇÃO DA UERJ, NENHUM PASSO ATRÁS!