Abril de 2010: I Encontro Estadual de SC da JCA

Abril de 2010: I Encontro Estadual de SC da JCA

O encontro foi fruto da necessidade de avanço da organização diante do nosso crescimento no estado. Todos militantes da JCA foram convidados, e o encontro foi um momento de fortalecimento da convicção ideológica, teórica e política.
O Caderno de Teses envolveu todos militantes de SC e expressou uma grande capacidade de estudo e elaboração acerca da realidade. Naquele ano, por exemplo, no segundo semestre ocorreriam as eleições para o governo do estado. Após análises da história e economia de SC, chegou-se a conclusão que o próximo governador seria Raimundo Colombo do DEM, debido a necessidade de auto-afirmação da oligarquia local. O mesmo se elegeu já no primeiro turno, surpreendendo muitos desavisados.
Em suma, o Caderno de Teses tratou da: conjuntura internacional e nacional; em especial da realidade e conjuntura estadual (economia, poder oligárquico e questão habitacional); ensino superior, escolas técnicas e ensino médio; cultura dos jovens em SC; universidade, movimentos sociais e movimento estudantil; e aspectos orgânicos para a JCA de SC. 
Nas resoluções foram aprovados: análises sobre a estrutura econômica e fundiária do estado, ligada ao padrão dependente e monopolista do desenvolvimento capitalista brasileiro; a necessidade de aprofundar o trabalho de juventude nas áreas industriais; oligarquia catarinense como parte da consolidação da dominação burguesa no Brasil; análise e reconhecimento da Guerra do Contestado como parte da luta popular brasileira; a necessidade de projetos coletivos agro-industriais em conjunto com a reforma agrária e urbana; aprofundar a inserção da JCA nas escolas técnicas, profissionalizantes, fundacionais e privadas; consolidar o trabalho no movimento estudantil secundarista; a construção dos Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV`s) com movimentos sociais como ferramenta na luta pela Universidade Popular. Nas questões orgânicas, foi eleita a Direção Estadual de SC da JCA. 
A JCA em SC tem militância importante no movimento estudantil universitário. Também buscamos apoiar as lutas da classe trabalhadora, ajudando em eleições de sindicatos aliados, em ações de movimentos sociais do campo, em lutas pela saúde, educação, segurança, transporte público e outros direitos essenciais para os trabalhadores e os estudantes. Também merece destaque a atuação dos camaradas da JCA nas campanhas das candidaturas da CCLCP à Deputado Estadual e Federal, rendendo duas vitórias, em 2006 e 2010, para Deputado Estadual do camarada Amauri Soares, voz do povo catarinense na Assembléia Legislativa.